segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SOMOS SUPERPOPULARES



O que é música popular brasileira de fato? Até onde vai o erudito e o popular?

A Orquestra Superpopular surgiu a partir de uma brincadeira, nas apresentações do espetáculo “Xambudo – outro lugar nenhum”, onde os músicos começaram a tocar juntos canções além daquelas ensaiadas e criadas especialmente para peça. A lista variava de Michael Jackson a Noel Rosa, porém também percebeu-se a forte presença neste “repertório inconsciente comum” de músicas brasileiras de massa, desde as que embalaram a adolescência dos anos 90 até aquelas que, curiosamente, todos conhecem a letra sem saber quem é o intérprete. O que foi suficiente para gerar um debate em torno da dicotomia entre cultura de massa e erudita, seja lá o que isso queira dizer. A partir daí o conceito do grupo musical foi formado.

Portanto, a Orquestra Superpopular é uma reflexão sobre cultura popular ligada a música popular brasileira. Nosso projeto visa trazer à tona essa questão na prática. A idéia do conceito superpopular não é definir algo específico, um gênero, um ritmo, um grupo, uma classe, mas sim uma movimentação específica.

A Orquestra Superpopular não possui público alvo. Seu público está em Acari, Ribeirão Preto, Boa Vista, Pelotas, no Rio de Janeiro e em qualquer cidade desse imenso pais.

A banda é composta por onze músicos, e um vasto repertório incluindo versões de artistas como Só Pra Contrariar, Chitãzinho e Xororó, Latino, Banda Eva, Aviões do Forró, Robertinho de Recife, funk carioca, dentre outras de diversas épocas, estilos, regiões do pais.

Como já dizia seu Aurélio popular significa aquilo que pertence ao povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! :)