quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eles são Superpopulares - Final

Essa é a última postagem da série "Eles são Superpopulares", e mais um vez uma muito trabalho para a Orquestra Superpopular. Estamos gravando uma faixa para o tributo ao Raça Negra, um projeto do jornalista Jorge Wagner em conjunto com a galera do Fita Bruta, confere ai no link: http://fitabruta.com.br/2012/09/tributoraca/ . A nossa versão está ficando linda!!!!

Após os informes, vamos ao que interessa!!!! Nas últimas três postagens mostrei para vocês alguns artistas com as características do "Projeto Orquestra Superpopular". Características que revelam pra gente um posicionamento, um olhar diferente sobre a música popular brasileira hoje. Posturas de relativização dos estilos considerados pejorativamente de baixo nível, a modernização da música brasileira através da criação de híbridos culturais. O modernismo de 1922 e a Tropicália rendem bons frutos na atualidade, somos seus filhos e netos. Sei que toda seleção é ingrata, como historiador, todo recorte toda escolha é um parto e não foi fácil pra mim escolher quase vinte artistas para representar a nossa epifania. Letuce, Do amor, Tono, Felipe Cordeiro, Criolina, Covil do Lobo, Wado, Banda Ladainha, Conjunto Vazio, Dona Joana, Wander Wildner, Gaby Amarantos, Banda Uó, Sua mãe, Los Borrachos Enamorados, João Brasil, André Paste, Ortinho e DJ Cremoso. Abaixo os últimos artistas que flertam com o universo superpopular como referência e criam um mestiço musical interessante, o nosso universo superpopular.

André Paste
Sucesso com os seus mashups desde 2009, misturando Cold Play com Walesca Popuzada, Avassaladores com Heartbreakers o dj capixaba André Paste flerta geralmente com o funk carioca e a música eletrônica global.

Ortinho
Ortinho dialoga com a Jovem Guarda, mas não é por isso que considero o seu som Superpopular. A Jovem Guarda já possui o seu status consagrado dentro da música brasileira. A temática cotidiana, o jogo de palavras nas suas composições me trazem o brega tradicional com uma cara moderna.

DJ Cremoso
Identidade indefinida, ninguém sabe quem é o DJ Cremoso. Sabem que é do Recife e ficou famoso desde 2010 por conta da mistura de artistas consagrados internacionalmente com o tecnobrega do Pará. Tem para todos os gostos, Ramones, Lady Gaga, Nirvana, A-HA, até a melancolia do Radiohead vira uma festa.

João Brasil
Funk Carioca, pop nacional da década de 1980 são traços visíveis na obra desse cantor e dj carioca.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! :)